Aprenda a escolher uma Cachaça Artesanal como um especialista
Olá amigos e amantes da cachaça! Tudo bem?
 
Você já bebeu vários tipos de cachaça e na maioria delas não alcançou prazer pleno em degusta-las e com o passar do tempo o paladar começa a clamar por algo mais sofisticado e que proporcione um prazer real.
 
Mas você sabe como escolher uma Cachaça Artesanal Top? Se não, como somos seus novos parceiros vamos te mostrar como especialistas fazem para identificar uma raridade em um destilado brasileiro.
 
Continue a leitura e aprenda a selecionar safras de qualidade!

 

Fuja das cachaças muito baratas


Meu amigo...eu sei que você gosta de uma promoção e de economizar, mas tudo tem um limite. Você já ouviu aquele ditado: “O barato sai caro”!? Obviamente que sim e com relação a Cachaça Artesanal tem tudo a ver.
 
Sabe aqueles vendedores que oferecem uma cachaça artesanal como se fosse uma garrafa de água barata e de fácil aquisição!? Desconfie...pois com certeza alguma coisa não está certa.

 

Você sabe o que é Terroir? Deveria saber


Essa expressão é muito aplicada no conceito de preparação de vinhos por exemplo, mas tem tudo a ver com cachaças. Terroir é um conjunto de elementos geográficos, climáticos e geológicos que influenciam no cultivo da cana-de-açúcar, mais precisamente em sua genética.
 
Áreas especificas em regiões como Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo, por exemplo, oferecem um Terroir perfeito para a preparação de uma Cachaça de qualidade. Procure saber o local aonde a bebida artesanal foi produzida.
 

A importância de prêmios, rankings e selos de qualidade


Você está diante de uma cachaça artesanal para comprar e precisa de fatores que façam você desembolsar sem arrependimento. Um bom termômetro de qualidade para se medir a categoria de uma bebida deste porte é observar se a mesma esteve em seleções de premiações famosas como o Concurso Mundial de Bruxelles, por exemplo.
 
Rankings de sessões de jornais como o Estadão com o selo “paladar bebida”, costumam ser bons indicadores na formulação de listas das melhores cachaças. Observe também selos de qualidade

 

Tipo de Madeira


O envelhecimento e o armazenamento da cachaça são amplamente influenciados pelo tipo de madeira que vai ser predominante em dar cor e sabor a bebida. Entender a característica de cada madeira é essencial para se ter a noção das propriedades que o líquido vai adquirir. Carvalho Europeu, Amburana, Jequitibá Rosa e Sassafrás, são algumas das madeiras que dão identidade única a cada destilado.

 

Cachaças sem registro: Se valorize!


Cachaças sem registro demonstram o desprezo que alguns produtores nutrem por seus consumidores. Antes de comprar uma bebida desta característica observe se a mesma tem os seguintes registros:
 
- CNPJ
- Inscrição estadual na Secretaria da Fazenda
- Alvará de funcionamento pela prefeitura local
- Selos de controle de IPI
- Licenciamento Ambiental
 
Se o produtor não apresentar pelo menos um destes registros, você deve desconfiar e muito. Rejeite expor o seu paladar a uma cachaça artesanal de caráter duvidoso. 

 

Blogs especializados sobre Cachaça Artesanal


Procurar conteúdos especializados é uma forma de aprender mais sobre esta bebida tão nobre. Existem sites que mantém páginas na internet que passam informações técnicas para a formação sólida de degustadores com uma postura mais profissional O blog da Cachaçaria dos Amigos é um destes conteúdos que absorvem o conhecimento de seus especialistas para expor ao público.
 
Uma ótima alternativa de buscar conhecimento de forma gratuita e simples.
 
Agora é só praticar o que você aprendeu neste conteúdo para provar o que existe de melhor no mundo da cachaça artesanal, porém vamos adiantar um pouco o seu lado. Fizemos uma lista com as 10 melhores cachaças artesanais para você deixar a sua adega mais rica. Não deixe de ler!!!