Finalize sua compra Whatsapp Cachaçaria dos Amigos Instagram Cachaçaria dos Amigos
Cachaça Artesanal x Cachaça Industrial: Qual é a diferença?
 

Olá amigos e amantes da cachaça, tudo bem?

 

No post de hoje vamos bater um papo bem interessante sobre detalhes técnicos de uma bebida que gostamos tanto. Muitos camaradas apresentam dúvidas sobre a diferença de uma cachaça artesanal com relação a feita em processo industrial, e acreditem, são muitos detalhes que diferenciam na ocasião em que o paladar é atingindo.

 

Você vai curtir bastante as informações que separamos. Comece a sua jornada para se tornar um degustador profissional prosseguindo com a leitura.

 

Escolha uma cachaça da sua adega e acompanhe atentamente este texto.

 

Cachaça artesanal de alambique


Cachaça artesanal de alambique é muito apreciada pelos degustadores que gostam de sentir aromas e fragrâncias de uma forma mais intensa e ininterrupta. Desde o processo de colheita da cana de açúcar, até ao tempo de armazenamento em diferentes tipos de barris e tonéis de madeira, a tradição na criação de sabores artesanais é uma verdadeira arte que passa de geração e geração.

O que se valoriza neste tipo de formação de sabores e fusão de misturas, é a manutenção das notas naturais de seus ingredientes, que vão provocar sensações novas aos sentidos.

 

Cachaça Industrial


Cachaça industrial é muito valorizada por quem não abre mão de sempre ter esta bebida a mão, tanto para o preparo de drinks, degustações rápidas e harmonizações mais práticas com diversos alimentos. Os processos são mais otimizados para garantir uma produção em larga escala, para que as garrafas sempre estejam à disposição em mercados e bares.

O que é de se admirar neste tipo de produção é a facilidade com que o apreciador encontra este tipo de bebida, mantendo uma regularidade de consumo.

 

Principais diferenças

 

Chegamos a parte do conteúdo mais esperada. Entenda as diferenças logo abaixo:

 

Cachaça artesanal de alambique

 

- Aromas e fragrâncias mais perceptíveis ao paladar

- Produção em pequena escala

- Elaborada geralmente por famílias e empresas com selos artesanais especiais

- Fermentação de forma natural

- Destilação da cana de açúcar feita em alambiques de cobre

- Cultivo em determinados períodos do ano

 

Cachaça Industrial

 

- Sabor mais comum e padronizado

- Produção em grande escala

- Elaborada por grandes empresas do segmento

- Fermentação através do uso de produtos químicos

- Destilação de cana de açúcar em coluna contínua

- Usa técnicas de aditivos químicos para não perder tempo na produção.

 

Conseguiu entender as principais diferenças entre cachaça artesanal e cachaça industrial? Com certeza você sabe reconhecer as qualidades de cada uma. Quer continuar se aprofundando em uma das maiores paixões nacionais? Conheça a história da Wiba e entenda um conceito diferente e divertido de beber cachaça.