Finalize sua compra Whatsapp Cachaçaria dos Amigos Instagram Cachaçaria dos Amigos
Como a cachaça se tornou umas das bebidas mais nobres do mundo
 
A cachaça artesanal conquistou o mundo inteiro.
 
São 400 anos de história para tornar o seu sabor uma verdadeira lenda.
 
Tudo começou na época sombria do Brasil escravagista. Existem 2 versões mais famosas para o surgimento desta bebida tão aclamada.
 
Hoje, são mais de 4 mil marcas com uma variedade imensa de sabores e composições.
 
Você quer entender como a cachaça artesanal chegou a um patamar de status cool dentro do cenário mundial de bebidas?
 
Apresentaremos a você um pouco da história que compõem a jornada de transformação e aperfeiçoamento do que conhecemos como Samba, Esquenta Corpo, Miolo de Cana, Café branco, Espírito e entre outros apelidos.
 
Participe deste papo de amigos e separe uma boa cachaça da sua adega e faça uma leitura bem interessante.
 

A origem da Cachaça

 

Versão 1

Quando existe grandiosidade, as versões se multiplicam quanto a lenda de um produto. Em uma das versões, após a destilação da cana-de-açúcar trazida por portugueses, um escravo sem querer manteve o líquido com um tom esverdeado em armazenamento.
 
Reações químicas começaram a ocorrer. O ‘’vinho’’ da cana-de açúcar começou a evaporar, condensando e pingando aos poucos, tornando-se uma nova bebida, agradando ao paladar dos escravos.
 

Versão 2

Os nossos colonizadores portugueses aprenderam com os árabes a técnica de destilação. Quando absorveram tais conhecimentos, começaram a desenvolver através da matéria – prima da cana-de-açúcar, o que conhecemos como os primórdios da cachaça.
 
Qual versão você confia?
 

A expansão da Cachaça


O sucesso naquela época foi inevitável. Com o contexto histórico de decadência da economia em torno do açúcar, o surgimento da prática de extração de pedras preciosas em Minas Gerais por exemplo, elevou o número de alambiques que surgiam em diversas regiões brasileiras.
 
O envelhecimento da Cachaça, segundo alguns historiadores, surgiu a partir do transporte de barris com o líquido para Minas, aonde durante a viagem em contato com a madeira, adquiria cor e sabores distintos.
 
As sombras da escravidão ainda pairavam sobre o Brasil. No mercado de compra de escravos, a cachaça começou a ser usada como moeda de troca em outros países, o que fez a fama da bebida aumentar ainda mais.
 
Mas, incomodou muito os colonos portugueses.

 

A revolta da Cachaça


25 de agosto de 1660.
 
Os produtores começaram a se revoltar quanto ao aumento do número de impostos do governo Português.
 
Houve muitos eventos de resistência, lutas e alguns excessos de ambos os lados. Após um certo tempo, houve mudanças.
 
Em 1695, houve uma revogação de proibições e resistências a liberação da Rainha de Portugal em 1661 para a liberação da cachaça.
 
A partir desde fatos históricos interligados e muita queda de braço entre produtores e governo português, a cachaça se estabilizou em sua produção e distribuição a nível nacional e internacional.
 
A nobreza começou a ganhar status de lenda no mundo.
 

Prêmios, reverências e marcas de sucesso


Prêmios mundiais de bebidas como o Prêmio de Bruxelles, são julgados por diversos especialistas. Muitas marcas brasileiras são premiadas com as suas cachaças, o que garante uma autoridade e selos de grande autoridade.
 
Países como a Alemanha, que tem na cerveja uma forma de hábito cultural, importa do Brasil a Cachaça, sendo um número considerável de safras que são apreciadas em solo alemão.
 
Marcas de sucesso se formaram no seio de muitas famílias produtoras que ganharam uma identidade e passaram para as suas safras um sabor que traduz e muito as características da região.
 
Em Minas, predomina das cachaças envelhecidas e no interior de São Paulo ás cachaças brancas e assim por diante.
 
Depende muito da história da região.
 
A Cachaça é um universo a ser explorado. Para conhecê-lo, fica complicado fazer essa jornada sozinho. Precisa de amigos para te ajudar? Acessando nosso blog semanalmente, você bate um papo bacana e bem informativo.
 
A nossa intenção é que você entre para o nosso clube.