Finalize sua compra Whatsapp Cachaçaria dos Amigos Instagram Cachaçaria dos Amigos
Como é feita a cachaça? A técnica marcante para o sabor
Olá amigos e amantes da cachaça! Tudo bem?
 
Que você gosta muito de uma boa cachaça isso já sabemos, mas você sabe explicar com palavras técnicas o que é uma cachaça?
 
Para você não passar sufoco em uma roda de conversa de amigos vamos te ensinar mais esta, e ainda de bônus, você vai entender um pouco sobre a história desta verdadeira paixão brasileira.
 
Vamos bater aquele papo?
 
Continue a leitura e vamos colocar a conversa em dia.
 

O que é cachaça? Uma explicação de especialista


Cachaça é o resultado do processo final de fermentação e destilação da cana-de-açúcar. No momento da fermentação a levedura transforma o açúcar em álcool. O líquido que se origina é aquecido em alambiques o que por fim, vai se tornar a tão desejada cachaça.
 
Você sabia que a cachaça tem características semelhantes à do vinho no trato com a uva? Se dúvida vamos te mostrar por quê.
 

Um pouco de “terroir” para você


Elementos naturais como Solo, Chuvas, Altitude, Relevo e Clima, influenciam na qualidade da cana – de – açúcar que é a matéria – prima principal da cachaça. O estudo da interação entre espaço físico e biológico que compõem estes elementos, são predominantes para a formação da melhor cana-de-açúcar.
 
Toda essa ciência é conhecida como “Terroir”. Quer saber um pouquinho mais? Leia o seguinte texto: Aprenda a escolher uma Cachaça Artesanal como um especialista.
 

Um pouco da história da cachaça


A essência da história da Cachaça passa pelo ano de 1637, com uma atitude espontânea de um escravo, que experimentou em uma tábua a borra adocicada de um melaço de cana, que devido a superfície a qual foi depositada foi fermentada, gerando assim uma nova forma de apreciação.
 
O processo até chegar ao produto que conhecemos são seguidos de muitas lendas e versões desencontradas. O que sabemos é que a cachaça resistiu ao tempo e se tornou um grande ícone mundial.
 

Passo a passo básico para a cachaça artesanal

 

1 – Colheita da Cana


A colheita da cana é feita quando a mesma está madura. A técnica para o corte procura manter o frescor e as características que serão o ponto chave para o sabor.
 

2 – Moagem


Com o uso de uma máquina com cilindros giratórios, a cana é espremida para retirada de sua essência até 70% do necessário para a produção da cachaça.
 

3 – Fermentação


O caldo da cana é despejado em dornas de aço aonde ocorre o processo de fermentação, acrescentando alguns cereais para aumentar a levedura, transformando o líquido em uma textura de vinho com 12% de álcool. 
 

4 – Destilação


Despejada em um alambique as substâncias presentes são separadas para que que a cachaça possa alcançar as suas propriedades necessárias, como temperatura e teor alcóolico.

Quer se tornar uma verdadeira autoridade em cachaça artesanal? Não quer mais passar vergonha diante dos seus amigos quando for indicar alguma marca de bebida ou fazer aquele drink especial? Acompanhe semanalmente nosso blog.  Vamos tornar você um verdadeiro entendedor do assunto.