Finalize sua compra Whatsapp Cachaçaria dos Amigos Instagram Cachaçaria dos Amigos
Como é feita a destilação da cachaça? A ciência única do sabor
Olá amigos e amantes da cachaça, tudo bem?
 
Estamos aqui para bater mais um papo sobre esta bebida que tanto amamos. Você sabe qual é o segredo final que ocorre no momento que a cachaça está passando pelo alambique?
 
A cada etapa da degustação você sente notas de sabores que passeiam pela sua boca causando sensações que mexem com todos os sentidos envolvidos. Trata-se de pura ciência e combinação de fatores que criam a mágica na composição da cachaça artesanal.
 
Entenda tudo sobre destilação de cachaça, e comece a sua caminhada para se tornar um especialista no assunto.
 
Vamos continuar com a “prosa”.
 

O que é Destilação?


Destilação é o processo de separação de uma ou mais substâncias de uma mistura líquida. O método se baseia na manipulação do líquido em conjunto com o vapor que vai ajudar na separação e desenvolvimento de ingredientes e texturas novas.
 
No contexto que envolve a cachaça a destilação tem detalhes que vão chamar a sua atenção. Saiba mais no texto a seguir. Vamos prosseguir com o papo?
 

Como é o processo da destilação da cachaça?


Como é feita a cachaça?  É uma pergunta importante para você entender em que etapa se encaixa a destilação da “caninha”. O caldo de cana fermentado é despejado no alambique para atingir a temperatura de 78, 3 graus em um caldeirão metálico de material de cobre.  O álcool etílico evapora e passa por cano do alambique retornando ao seu estado líquido indo de encontro a uma água resfriada.
 
A essência da cachaça está pronta.  Existe mais uma etapa importante como envelhecimento ou armazenamento, porém, é história para outro papo.
 

Qual o segredo do Alambique no nascimento da cachaça artesanal?


Um dos grandes trunfos do alambique na destilação da cachaça é a importância do cobre na manutenção do calor o que ajuda para que o processo seja mais rápido. Sua qualidade não para por aí, pois, tem uma influência química importantíssima sobre a bebida, eliminando todas as impurezas que podem prejudicar a tão apreciado “suor de alambique”.
 
 
O alambique de cobre é formado por três partes:
 
- Pote: Aquecimento e Fermentação da bebida
- Pescoço do cisne: Evaporação do álcool
- Condensador: O vapor torna-se líquido novamente
 
Gostou do conteúdo sobre destilação da cachaça amigo? Temos uma dica incrível no final deste texto. Continue a leitura.
 
Conheça uma seleção das melhores cachaças do Brasil. A Cachaçaria dos Amigos tem especialistas em destilados brasileiros Premium, trabalhando com os melhores produtores do país. Entre em contato e obtenha a melhor indicação de marca e sabor para a sua adega.